11 2339-9601 | Rua Francisco Leitão, 653 cj 22 - Pinheiros - São Paulo / SP

Blog

Novo “game” ajudará a manter instituição de apoio a primatas

Bananas!!! jogoA partir da próxima quarta-feira, 06, crianças e adultos poderão se divertir e ainda ajudar simpáticos macaquinhos. Nesse dia, entra no ar o game Bananas!!!, que terá parte da renda revertida em prol do Projeto Mucky, instituição que abriga, em sua sede em Itu (SP), macacos vítimas de maus tratos ou resgatados do tráfico de animais silvestres ou de comércios, provenientes de acidentes e de maus tratos, entre outras situações.

O jogo foi criado por Roger Sodré, desenvolvedor com prêmios no currículo como pelo jogo Hipercubo. Nele, o jogador controla um macaquinho que deve pegar as bananas que caem do topo da tela. Um placar online, batizado de Bananômetro, vai mostrando o desempenho dos jogadores, sendo que ganha o que colher mais bananas.

Ganham também os cerca de 220 macaquinhos do Projeto Mucky que, desde sua criação, em 1985, já acolheu e recuperou mais de mil primatas. Para mantê-los e ainda custear sua recuperação, uma vez que costumam chegar debilitados, desnutridos e, muitas vezes, machucados à instituição, o Mucky conta com doações, venda de objetos e o apoio de empresas e pessoas simpáticas às causas abraçadas pela publicitária e ambientalista Lívia Botár, sua fundadora e coordenadora: a preservação da fauna silvestre e o amor aos animais.

A inexistência de incentivo fiscal às empresas para o apoio a uma instituição de preservação da fauna faz com que esses patrocínios sejam escassos. “Uma das formas de apoio é por meio do apadrinhamento dos macaquinhos por pessoas físicas, mas tem sido insuficiente para manter nossa estrutura de cerca de vinte funcionários, entre eles veterinárias e biólogas”, conta Lívia, que se vê no dilema de ter que recusar acolher novos animais, por falta de orçamento. “O apoio do Roger com o Bananas!!! nos enche de esperança de poder ajudar mais animais”, diz.

“Ao conhecer o jogo, um amigo sugeriu que ele contribuísse para ajudar quem cuida de macacos de verdade. Foi quando eu pesquisei uma organização séria dessa causa e encontrei o Mucky”, conta Sodré, que há dez anos desenvolve jogos e aplicações para projeção de vídeo e Vídeo Mapping.

O Bananas!!! pode ser baixado gratuitamente no endereço www.playbananas.com e nas lojas Play Store (Android) e Apple Store (iOS), sendo que a renda é gerada pelos anunciantes e pela compra de mais bananas pelos jogadores, explica Sodré, que apadrinhou o sagui Fred, de mesmo nome do personagem do jogo. Segundo ele, o jogo é acessível a qualquer faixa etária e será constantemente atualizado, ganhando novos cenários e bananas. “Tenho certeza que vai emplacar e, com isso, ajudar muitos macaquinhos”.

Sobre o Mucky

Projeto Mucky é uma ONG e um órgão de utilidade pública que beneficia primatas de diversas espécies. Criado em 1985, o projeto, único do gênero no Brasil, socorre, recupera, mantém, pesquisa e busca a procriação das espécies em risco; e, almeja, mesmo considerando as incertezas de sucesso, reintegrar os animais à natureza. Realiza ainda um trabalho de combate ao tráfico de animais silvestres, por meio da educação ambiental.

Sediado em Itu (SP), em uma área de mais de 20 mil m2, em Itu (SP), atende atualmente cerca de 220 primatas.

Para outras informações sobre o Projeto Mucky, acesse www.projetomucky.org.br .